Revelações Interessantes

Dízimo

CADA DENOMINAÇÃO TEM SUAS PRÓPRIAS DOUTRINAS QUE A DIFERE DAS DEMAIS, MAS TODAS AS DENOMINAÇÕES CRISTÃS, TANTO AS PROTESTANTES QUANTO A CATÓLICA, CONCORDAM EM UMA COISA: O DÍZIMO.

SEM DÚVIDA, O DÍZIMO É UM NEGÓCIO MUITO LUCRATIVO PARA AS DENOMINAÇÕES E REALMENTE FOI UM MANDAMENTO DIRIGIDO A ALGUNS DOS ISRAELITAS NA LEI DE MOSHÉ (MOISÉS), MAS SERÁ QUE É UM MANDAMENTO PARA TODOS, NOS DIAS DE HOJE?

PARA SUSTENTAR A COBRANÇA DO DÍZIMO, OS LÍDERES RELIGIOSOS USAM O TEXTO DE MALAQUIAS 3:8-10:

“ROUBARÁ O HOMEM A YAHUH? TODAVIA VÓS ME ROUBAIS, E DIZEIS: EM QUE TE ROUBAMOS? NOS DÍZIMOS E NAS OFERTAS ALÇADAS. COM MALDIÇÃO SOIS AMALDIÇOADOS, POR QUE ME ROUBAIS, VÓS A NAÇÃO TODA. TRAZEI TODOS OS DÍZIMOS À CASA DO TESOURO, PARA QUE HAJA MANTIMENTO NA MINHA CASA E DEPOIS FAZEI PROVA DE MIM, DIZ O COMANDANTE DOS EXÉRCITOS, SE EU NÃO VOS ABRIR AS JANELAS DO CÉU, E NÃO DERRAMAR SOBRE VÓS UMA BÊNÇÃO TAL, QUE DELA VOS ADVENHA A MAIOR ABASTANÇA”.

TALVEZ SEJA ESTE O TEXTO MAIS DISTORCIDO DAS ESCRITURAS. EMBORA SEJA QUASE QUE UNIVERSALMENTE ACEITO, CONTÉM MUITOS ERROS DE INTERPRETAÇÃO. VEJAMOS:

DÍZIMO É LEI CERIMONIAL

O POVO DE ISRAEL ERA GOVERNADO POR VÁRIOS TIPOS DE LEIS:

TIPOS INSTRUÇÕES   TEXTOS
Lei   Moral Proibido   matar, roubar, adulterar Êxodo   20
Lei de Saúde Proibido   comer carne com sangue Levítico   17
Lei   Social Proibido   colher bagos caídos. Deixar para os pobres Levítico   19: 9,10
Lei   Civil Permitido   repudiar uma esposa estrangeira Deut   21:10-14
Lei   Cerimonial Regulamentava   toda a prática do culto e da adoração. Levítico   16

DEPOIS DE ANALISAR CUIDADOSAMENTE O QUADRO ACIMA, PARE, REFLITA E RESPONDA SINCERAMENTE. A QUE LEI PERTENCIA A INSTRUÇÃO DO DÍZIMO? À LEI DE SAÚDE? À LEI SOCIAL? À LEI CIVIL?

ÓBVIO QUE NÃO! O DÍZIMO SE ENQUADRA UNICAMENTE NA LEI CERIMONIAL. A LEI QUE CADUCOU NO MADEIRO. A LEI QUE NÃO TEM MAIS NENHUMA VALIDADE PARA TODOS NÓS QUE VIVEMOS SOB O NOVO CONCERTO, POIS MANDAMENTOS CERIMONIAIS SÃO PARA OS ISRAELITAS DO CHAMADO VELHO TESTAMENTO.

LEIA CADA PASSAGEM BÍBLICA SOBRE DÍZIMO E OBSERVE QUE OS CONTEXTOS SEMPRE CONTÊM INSTRUÇÕES CERIMONIAIS. AGREGADOS AOS DÍZIMOS LÁ ESTÃO AS OFERTAS ALÇADAS, OS BODES, OS SACERDOTES, OS LEVITAS, O TEMPLO, ETC.

QUANDO YAHUSHUA MORREU NO CALVÁRIO, O VÉU DO TEMPLO SE RASGOU DE CIMA EM BAIXO. NESTE INSTANTE A LEI CERIMONIAL FOI CRAVADA NO MADEIRO. CADUCAVA O VELHO CONCERTO. DAQUELE MOMENTO EM DIANTE TODOS OS CRENTES PASSARIAM A VIVER SOB A NOVA ALIANÇA.

DÍZIMO É LEI CERIMONIAL, TEMA DO VELHO CONCERTO. VOCÊ CONHECE ALGUM TEXTO BÍBLICO QUE INSTRUA O POVO DE YAH A PAGAR DÍZIMOS APÓS A RESSURREIÇÃO DE YAHUSHUA?

PEGUE SUA BÍBLIA E LEIA ATENTAMENTE OS TRÊS PRIMEIROS CAPÍTULOS DE MALAQUIAS E VEJA QUE O CONTEXTO INTEIRO ESTÁ FUNDAMENTADO NA LEI CERIMONIAL.

CAPÍTULO 1 VERSO 7: PÃES IMUNDOS SOBRE O ALTAR.

CAPÍTULO 1 VERSO 8: ANIMAIS CEGOS, COXOS E DOENTES SOBRE O ALTAR.

CAPÍTULO 1 VERSO 10: FOGO DEBALDE NO ALTAR DE YAHUH.

CAPITULO 1 VERSO 11: INCENSO E OBLAÇÃO PURA.

CAPÍTULO 1 VERSO 12: MESA IMPURA E COMIDA DESPREZÍVEL.

CAPÍTULO 2 VERSO 3: ESTERCO DO SACRIFÍCIO.

CAPÍTULO 2 VERSOS 4 E 8: ALIANÇA COM LEVI.

CAPÍTULO 2 VERSO 13: ALTAR DE YAHUH COM LÁGRIMAS E CHORO.

CAPÍTULO 3 VERSO 4: OFERTAS DE YAHUDÁ (JUDÁ) COMO NOS DIAS ANTIGOS.

CAPÍTULO 3 VERSO 8: DÍZIMOS E OFERTAS ALÇADAS.

CAPÍTULO 3 VERSO 14: ANDAR EM LUTO.

COMO PODEMOS, AGORA, TOMAR O TEXTO DE MALAQUIAS, EXTRAIR A PORÇÃO CONTIDA NOS VERSOS 8-10 DO CAPÍTULO 3 E FAZER UMA APLICAÇÃO DE ROUBO DE DINHEIRO PARA OS CRENTES DE NOSSA ÉPOCA? OS LADRÕES DO LIVRO DE MALAQUIAS SÃO OUTROS E ELES NÃO ESTÃO ROUBANDO DINHEIRO!

MALAQUIAS 3:8-10 NÃO É PARA VOCÊ!

O LEITOR ATENTO NOTARÁ QUE MALAQUIAS 3:8-10 PERTENCE A UM GRANDE TEXTO COM INÍCIO NO CAPÍTULO 2 VERSO 1 ESTENDENDO-SE ATÉ O VERSO 18 DO CAPÍTULO 3. (É NECESSÁRIO LER TODO O TEXTO PARA SE CAPTAR O CONTEXTO).

ATENTE PARA O PRIMEIRO VERSO DO CAPÍTULO 2. PARA QUEM É A DURA MENSAGEM? PARA OS SACERDOTES, É CLARO!

“AGORA, Ó SACERDOTES, ESTE MANDAMENTO É PARA VÓS.

A MENSAGEM É PARA OS SACERDOTES E NÃO PARA NÓS. ELES É QUE ESTAVAM ROUBANDO A YAH, E AINDA ERAM BEM HIPÓCRITAS. VEJA AS LIGAÇÕES DO CONTEXTO:

A) EM QUE NOS AMASTE? (1:1)

B) EM QUE DESPREZAMOS? (1:6)

C) EM QUE TE HAVEMOS PROFANADO? (1:7)

D) EM QUE O ENFADAMOS? (2:17)

E) EM QUE HAVEMOS DE TORNAR? (3:7)

F) EM QUE TE ROUBAMOS? (3:8)

MESMO O TRECHO “VÓS A NAÇÃO TODA” (MAL. 3:9) É DIRIGIDA A ELES. É UMA HIPÉRBOLE, UMA FIGURA DE LINGUAGEM QUE MALAQUIAS USOU QUERENDO DIZER: “TÁ TODO MUNDO ROUBANDO”.

ENTRETANTO, MESMO QUE TODA A NAÇÃO ESTIVESSE ROUBANDO A YAH, A RESPONSABILIDADE AINDA ERA DOS SACERDOTES, CONFORME DECLARADO NO VERSO 8 DO CAPÍTULO 2:

“MAS VÓS VOS DESVIASTES DO CAMINHO, A MUITOS FIZESTES TROPEÇAR NA LEI”.

(QUEM FAZ OS FIÉIS TROPEÇAREM NÃO SÃO OS PRÓPRIOS FIÉIS E SIM OS SACRDOTES, OS LÍDERES RELIGIOSOS. SÃO ELES QUE CONDUZEM OS FIÉIS AO CAMINHO CERTO OU ERRADO).

DIZER QUE MALAQUIAS 3:8-10 É UMA MENSAGEM PARA OS CRENTES DO SÉCULO XXI É UMA FRALDE EXEGÉTICA.

YAH ESTAVA DIZENDO QUE OS SACERDOTES ISRAELITAS DO VELHO CONCERTO ERAM LADRÕES! MAS AFINAL, O QUE ELES ESTAVAM ROUBANDO?

OS DÍZIMOS DE MALAQUIAS SÃO ALIMENTOS

O DÍZIMO CITADO EM MALAQUIAS 3:8-10 NÃO É DINHEIRO. É ALIMENTO. EM COERÊNCIA COM TODOS OS DEMAIS TEXTOS BÍBLICOS SOBRE O ASSUNTO, DÍZIMO AQUI É MANTIMENTO.

O POVO TRAZIA ANIMAIS PERFEITOS PARA A CASA DO TESOURO E, PROVAVELMENTE, OS SACERDOTES CORRUPTOS ESTIVESSEM ROUBANDO OS ANIMAIS SÃOS E OFERECENDO EM SEU LUGAR ANIMAIS DEFEITUOSOS. MALAQUIAS AFIRMA CATEGORICAMENTE QUE OS ANIMAIS ERAM ROUBADOS! (MAL 1:8 E 13).

COMO O DÍZIMO TINHA TRÊS UTILIDADES BÁSICAS: SER CONSUMIDO PELO PRÓPRIO DIZIMISTA PERANTE YAH (DEUT. 14:23), SUSTENTAR O CLERO (NUM. 18:24) E SOCORRER OS NECESSITADOS (DEUT. 14:28,29), TODOS SAÍAM PERDENDO. OS SACERDOTES ESTAVAM ROUBANDO A ADORAÇÃO À YAH. IMPEDIAM AO POVO CULTUAR A YAH CONFORME AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NA LEI DE MOSHÉ (MOISÉS). ELES ESTAVAM ROUBANDO A GLÓRIA DE YAH. (MAL 2:7-9).

O RITUAL DOS DÍZIMOS ESTAVA DIRETAMENTE LIGADO À LITURGIA, AOS PROCEDIMENTOS DE CULTO E À ADORAÇÃO. NO MOMENTO EM QUE OS SACERDOTES DESQUALIFICARAM O CULTO, ELES E A NAÇÃO TODA MERGULHARAM NO OBSCURANTISMO RELIGIOSO. SEM LUZ OS OUTROS PECADOS ERAM UMA QUESTÃO DE TEMPO. DESONESTIDADE (2:10); HIPOCRISIA (2:13); ADULTÉRIO (2:14,15 E 16); ROUBO (1:13).

ADVERTÊNCIAS AO CLERO APARECEM EM OUTROS TRECHOS DAS ESCRITURAS. EM EZEQUIEL 34:1-10 LEMOS:

“FILHO DO HOMEM, PROFETIZA CONTRA OS PASTORES DE ISRAEL… AI DOS PASTORES DE ISRAEL QUE SE APASCENTAM A SI MESMOS. NÃO APASCENTARÃO OS PASTORES AS OVELHAS? COMEIS A GORDURA E VESTIS-VOS DE LÃ. DEGOLAIS O CEVADO, MAS NÃO APASCENTAIS AS OVELHAS. A FRACA NÃO FORTALECESTES, A DOENTE NÃO CURASTES… A DESGARRADA NÃO TORNASTES A TRAZER E A PERDIDA NÃO BUSCASTES, MAS DOMINAIS SOBRE ELAS COM RIGOR E DUREZA… AS MINHAS OVELHAS ANDAM DESGARRADAS POR TODOS OS MONTES… PORTANTO, Ó PASTORES, OUVI A PALAVRA DE YAHUH…”

PRECISAMOS COMPREENDER QUE CLERO CORRUPTO SEMPRE EXISTIU! AS MAIS DURAS MENSAGENS DAS ESCRITURAS SÃO PARA ELES E NÃO PARA NÓS. ATÉ O TEXTO DE APOCALIPSE 3:14-22 É MAL INTERPRETADO. O ENDEREÇAMENTO DA ADVERTÊNCIA É CLARO: “AO ANJO DA IGREJA DE LAODICÉIA”. AO ANJO DA IGREJA. AOS ADMINISTRADORES DA IGREJA DE LAODICÉIA.

PEGUE UMA BÍBLIA NA LINGUAGEM DE HOJE E CONFIRA.

A BÍBLIA VIVA TRAZ: “AO LÍDER DA IGREJA DE LAODICÉIA”. PORTANTO, ESPECIALMENTE OS LÍDERES RELIGIOSOS CORREM O RISCO DE SEREM VOMITADOS DA BOCA DE YAH. ELES SÃO OS PRINCIPAIS MORNOS. SÃO ELES OS GRANDES “NEM QUENTES E NEM FRIOS”. OS “COITADOS, MISERÁVEIS, POBRES, CEGOS E NUS”. PRECISAM URGENTEMENTE COMPRAR OURO PURO, VESTES BRANCAS E COLÍRIO. MAS, INFELIZMENTE SUAS ATITUDES SÃO DO TIPO “RICO SOMOS E ESTAMOS ENRIQUECIDOS, E DE NADA TEMOS FALTA”!

ROUBARÁ O HOMEM A YAH? DINHEIRO NÃO! NINGUÉM ESTÁ ROUBANDO O DINHEIRO DE YAH QUANDO SE ABSTÉM DE DAR PARA A DENOMINAÇÃO 10% DE SEU SALÁRIO. OS QUE ADORAM A YAH HOJE PODEM CONTRIBUIR COM A OBRA (ISSO INCLUI AJUDA AOS NECESSITADOS), MAS O FAZEM EM RUACH (ESPÍRITO) E EM VERDADE. (FAZEM DOAÇÕES POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE, DOAM COM ALEGRIA, DOAM O QUE PODEM E QUANDO PODEM. QUANDO FALO EM CONTRIBIR COM A OBRA, NÃO ESTOU ME REFERINDO A NENHUM TEMPLO E SIM AO TRABALHO LIGADO A DIVULGAÇÃO DA VERDADE CONTIDA NAS ESCRITURAS; PREGAR AS INSTRUÇÕES DE YAH; OS ENSINAMENTOS DE YAHUSHUA). QUEM DEIXA DE ENTREGAR À DENOMINAÇÃO 10% DE SUA RENDA NÃO ESTÁ COMETENDO NENHUM FURTO. NÃO EXISTE ESTA POSSIBILIDADE! O TEXTO DE MALAQUIAS 3:8-10 FOI COMPLETAMENTE DISTORCIDO PARA SE CHEGAR A UMA TEOLOGIA TÃO ESDRÚXULA.

A CASA DO TESOURO, QUE ERA UM ENORME COMPARTIMENTO DO TEMPLO DESTINADO À ARMAZENAGEM DA COMIDA SANTA, PASSAVA POR PROBLEMAS ADMINISTRATIVOS. ELA ESTAVA SEM MANTIMENTO PORQUE ERA ADMINISTRADA POR SACERDOTES DESONESTOS. MALAQUIAS, ENTÃO, SE LEVANTA E ENVIA UMA DURA MENSAGEM AO CLERO ISRAELITA.

ROUBAR A YAH É DEIXAR OS ÓRFÃOS, AS VIÚVAS E OS POBRES SEM COMIDA. MALAQUIAS COLOCA ESTES CRIMINOSOS NO MESMO PATAMAR DOS FEITICEIROS E ADÚLTEROS. (MAL. 3:5). OS SACERDOTES CORRUPTOS ESTAVAM DESVIANDO OS DÍZIMOS DE YAH DAS BOCAS DOS NECESSITADOS E USANDO EM BENEFÍCIO PRÓPRIO. POR ISSO A ORDEM: “TRAZEI TODOS OS DÍZIMOS”. UMA BOA PARTE NÃO ESTAVA CHEGANDO AO TEMPLO E YAH ENVIARIA AS MALDIÇÕES.

EU, YAHUH, NÃO MUDO” (Mal. 3:6)

OS HOMENS TENTARAM MODIFICAR A PALAVRA DE YAH, MAS NOTE QUE, INSERIDO NO PRÓPRIO TEXTO DO PROFETA MALAQUIAS, ANTES DAS INSTRUÇÕES DIZIMISTAS DOS VERSOS 8 A 10 DO CAPÍTULO 3, YAH DECLARA QUE ELE NÃO MUDA. UMA IMPORTANTE ADVERTÊNCIA AOS QUE PRETENDEM MODIFICAR O SENTIDO DA MENSAGEM ADAPTANDO-A A INTERESSES FINANCEIROS.

YAH REALMENTE NÃO MUDA PORQUE OS DÍZIMOS EM MALAQUIAS CONTINUAM TENDO LIGAÇÃO COM À AGRICULTURA, COM OS FRUTOS DA VIDE, COM O MANTIMENTO.

MAS, PARA OS OBEDIENTES, A BENÇÃO. BENÇÃO DETALHADA NO VERSO 11 DO CAPÍTULO 3. OBSERVE BEM A DESCRIÇÃO BÍBLICA. A BENÇÃO É PROMETIDA ÀQUELES QUE TROUXESSEM OS DÍZIMOS À CASA DO TESOURO (E A QUEM DEIXASSE DE ROUBÁ-LOS). TODA A BÊNÇÃO É DE CONSEQÜÊNCIA AGRÍCOLA.

REPREENDEREI O DEVORADOR, PARA QUE NÃO VOS CONSUMA O FRUTO DA TERRA. A VOSSA VIDE NO CAMPO NÃO SERÁ ESTÉRIL, DIZ O COMANDANTE DOS EXÉRCITOS”.

(YAH ESTÁ DIZEDO QUE REPREENDERÁ AS PRAGAS PARA QUE NÃO CONSUMAM A LAVOURA, MAS OS LÍDERES RELIGIOSOS DIZEM QUE O DEVORADOR É O DIABO QUE LEVARÁ TUDO O QUE OS FIÉIS POSSUEM SE ELES NÃO PAGAREM O DÍZIMO. ALGUMAS VEZES, AS ESCRITURAS DIZEM QUE O DEVORADOR É O PRÓPRIO LÍDER RELIGIOSO (CONFIRA NO ARTIGO “QUEM VEM ROUBAR, MATAR E DESTRUIR”), MAS ELAS NUNCA SE REFEREM AO DIABO COMO DEVORADOR. NO CASO DE MALAQUIAS, YAH ESTÁ FALANDO DAS PRAGAS QUE DEVORAM A PLANTAÇÃO. ELE PROMETE QUE A COLHEITA SERÁ BOA. TUDO AQUI É RELATIVO A AGRICULTURA E NÃO A DINHEIRO).

O QUE FAZEM OS DIZIMISTAS? TOMAM A ÚLTIMA PARTE DO VERSO 10 QUE ANTECEDE O TEXTO ACIMA E MUDAM O SENTIDO DA BENÇÃO.

“E DEPOIS FAZEI PROVA DE MIM, DIZ O COMANDANTE DOS EXÉRCITOS, SE EU NÃO VOS ABRIR AS JANELAS DO CÉU, E NÃO DERRAMAR UMA BÊNÇÃO TAL, QUE DELA VOS ADVENHA A MAIOR ABASTANÇA”.

ABRIR AS JANELAS DOS CÉUS É OFERECER BOAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS, CHUVAS, PARA QUE A COLHEITA FOSSE FARTA. ERA UM ASSUNTO ESPECIFICAMENTE DESTINADO AOS DIZIMISTAS AGRICULTORES. PESSOAS LIGADAS À TERRA! OS OUTROS PROFISSIONAIS ISRAELITAS, PESCADORES, CARPINTEIROS, PADEIROS, GUARDAS, NADA TINHAM A VER COM ISSO!

COMO, ENTÃO, DIZER QUE O DEVORADOR AQUI É O DIABO? COMO DIZER QUE O FRUTO DA TERRA SÃO NOSSOS EMPREGOS? COMO DIZER QUE A ABASTANÇA É DINHEIRO?

É TRISTE A SITUAÇÃO DAQUELES QUE SEMPRE DÃO DEZ POR CENTO DE SEU SALÁRIO PARA A DENOMINAÇÃO E FICAM AGUARDANDO INDEFINIDAMENTE PELA BENÇÃO DA ABASTANÇA. QUANDO ELA NÃO VEM, ELES RE-INTERPRETAM O TEXTO DIZENDO QUE A ABASTANÇA CITADA POR MALAQUIAS É SAÚDE, PAZ, AMOR E ESPERANÇA.

UMA CADEIA DE EQUÍVOCOS INTERPRETATIVOS, POIS QUANDO LEMOS ESTES QUATRO VERSOS COM A DEVIDA ATENÇÃO FICA CLARO QUE O CONTEXTO É DE BÊNÇÃOS MATERIAIS E NÃO ESPIRITUAIS. ABASTANÇA! COLHEITA FARTA! FRUTOS NA VIDE! SEM DEVORADOR! SEM GAFANHOTOS DESTRUINDO AS LAVOURAS. O TEMA É BENÇÃO MATERIAL E NÃO SAÚDE, PAZ, AMOR E ESPERANÇA!

YAH NÃO MUDA E UMA DESILUSÃO HERMENÊUTICA PODERÁ LEVAR A OUTROS ERROS EM SÉRIE. O FIM SERÁ UMA FORTE DECEPÇÃO COM A RELIGIÃO E COM YAH QUE NENHUMA CULPA TEM NESTE PROCESSO. DISTORCERAM AS PALAVRAS DE MALAQUIAS! MAS YAH, NOSSO PAI ETERNO, CONTINUA SEMPRE O MESMO!

JÁ QUE OS NOSSOS LÍDERES RELIGIOSOS QUEREM TOMAR PARA SI A APLICAÇÃO DO TEXTO DE MALAQUIAS, SUGERIMOS QUE ABSORVAM PRIMEIRAMENTE A GRANDE MENSAGEM CONTIDA NO CAPÍTULO 2 VERSO 7:

POIS OS LÁBIOS DO SACERDOTE DEVEM GUARDAR O CONHECIMENTO, E DA SUA BOCA DEVEM OS HOMENS PROCURAR A TORAH (INSTRUÇÃO), PORQUE ELE É O MENSAGEIRO DO COMANDANTE DOS EXÉRCITOS”.

O CLERO TEM A RESPONSABILIDADE DE GUARDAR E DE MANTER O CONHECIMENTO. PASTORES E LÍDERES DEVEM PASSAR PARA O POVO A INSTRUÇÃO CORRETA, POIS SÃO OS DEPOSITÁRIOS DA VERDADE. PRECISAM PARAR DE ENSINAR HERESIAS, DISTORCENDO TEXTOS AQUI E ACOLÁ. OS “SACERDOTES” MODERNOS PRECISAM ASSUMIR O PAPEL DE MENSAGEIROS DE YAH. NÃO PODEM ENGANAR OS FILHOS DE YAH. ONDE ESTÁ A CORAGEM SACERDOTAL PARA DIZER À IGREJA TODA A VERDADE DO LIVRO DE MALAQUIAS?

“MAS VÓS DESVIASTES DO CAMINHO E A MUITOS FIZESTES TROPEÇAR…” (MAL 2:8)

QUANTO A NÓS, SERVOS DE YAH, MEMBROS DO CORPO DE YAHUSHUA (IGREJA), NÃO SOMOS LADRÕES. NÃO ESTAMOS FURTANDO A YAH. ESTAMOS LIVRES EM YAHUSHUA, VIVENDO FELIZES SOB O NOVO CONCERTO. O PERDÃO (GRAÇA) DE YAHUSHUA JÁ NOS LIBERTOU DESTES DOGMAS. ALTAR DE INCENSO, CIRCUNCISÃO, DÍZIMOS SÃO TEMAS DO VELHO CONCERTO. NÓS VIVEMOS NUMA OUTRA ÉPOCA. “CADA UM CONTRIBUA SEGUNDO O SEU CORAÇÃO. NÃO COM TRISTEZA OU POR NECESSIDADE, POIS YAHUH AMA O QUE DÁ COM ALEGRIA”. (II COR. 9:7)

A SUPERSTIÇÃO CRIADA PELA DOUTRINA DO DÍZIMO NÃO CONDIZ COM A MENSAGEM DE LIBERDADE DO NOVO CONCERTO. A CRENÇA DE QUE SEREMOS AMALDIÇOADOS SE NÃO DERMOS 10% DE NOSSOS SALÁRIOS À DENOMINAÇÃO É UM ENGODO E TANTO. SUPERSTIÇÃO. SIMPLESMENTE SUPERSTIÇÃO. NÃO IMPORTA QUAL SEJA O RITUAL.

ALGUMAS PESSOAS USAM FERRADURAS ATRÁS DA PORTA, OUTROS ANDAM COM FOLHAS DE ARRUDA SOBRE A ORELHA E OS CRISTÃOS DÃO DÍZIMOS DE SEUS SALÁRIOS PARA AFASTAR AS MALDIÇÕES DE MALAQUIAS.

A SUPERSTIÇÃO É UMA FERRAMENTA PERFEITA NAS MÃOS DE LÍDERES RELIGIOSOS. SEMPRE FOI ASSIM. NA IDADE MÉDIA AS PESSOAS ACREDITAVAM QUE COMPRANDO INDULGÊNCIAS ESCAPARIAM DO PURGATÓRIO INDO DIRETAMENTE PARA O CÉU. QUANTO DINHEIRO O CLERO MEDIEVAL NÃO AMEALHOU DURANTE SÉCULOS EXPLORANDO A CRENDICE SUPERSTICIOSA DE MILHÕES DE SINCEROS?!

HOJE LÍDERES RELIGIOSOS ÁRABES ENGANAM JOVENS HUMILDES COM A “DOUTRINA DA GUERRA SANTA”. ELES CRIARAM A SUPERSTIÇÃO QUE GARANTE O CÉU AOS MUÇULMANOS QUE MORREREM EM COMBATE. SER UM HOMEM BOMBA SUICIDA É LUCRO. É PASSAPORTE GARANTIDO PARA O PARAÍSO ETERNO.

TAMBÉM FOI UMA TOLA SUPERSTIÇÃO COMO ESTA QUE FEZ AQUELE POBRE PARALÍTICO “MOFAR” 38 ANOS ÀS MARGENS DO TANQUE DE BETESDA. ELE E OS DEMAIS ACREDITAVAM QUE UM ANJO DE VEZ EM QUANDO APARECIA POR ALI E MEXIA A ÁGUA. O PRIMEIRO DOENTE A PULASSE DENTRO DO TANQUE FICAVA CURADO. SUPERSTIÇÕES! SUPERSTIÇÕES!

HOJE, CRISTÃOS SINCEROS DEIXAM DE COMPRAR GÊNEROS DE PRIMEIRA NECESSIDADE PARA PAGAR DÍZIMOS ÀS SUAS DENOMINAÇÕES. PÕE 10% DE SEUS SALÁRIOS NUM ENVELOPE, LANÇAM-NO NA SALVA DE OFERTAS E SAEM ALIVIADOS. “AGORA DEUS VAI ME ABENÇOAR. JÁ CUMPRI MINHA PARTE”. A SUPERSTIÇÃO É TÃO FORTE QUE ALGUNS CHEGAM A PAGAR DÍZIMOS COM CHEQUES PRÉ-DATADOS AFIM DE SE LIVRAREM DA MALDIÇÃO DE MALAQUIAS.

A SUPERSTIÇÃO É A CONTRAMÃO DA GRAÇA. A SUPERSTIÇÃO MANDA CUMPRIR EXIGÊNCIAS A FIM DE SE LIVRAR DAS CONSEQÜÊNCIAS. A GRAÇA JÁ NOS FEZ CONSEQÜÊNCIAS. SOMOS A CONSEQÜÊNCIA DO AMOR DE YAH. ELE TOMOU A INICIATIVA E CRAVOU A LEI CERIMONIAL NA CRUZ DECLARANDO QUE SOMOS LIVRES!

ACONTECEU COM OS DISCÍPULOS E ACONTECERÁ COM VOCÊ. EMBORA FOSSEM YAHUDIM (JUDAICOS), NÃO ERAM YAHUDIM (JUDAICOS). VOCÊ CONSEGUE IMAGINAR PEDRO, TIAGO E JOÃO PAGANDO DÍZIMOS AO TEMPLO, QUE ERA UMA INSTITUIÇÃO CORROMPIDA QUE MATOU YAHUSHUA?

ELES ERAM HOMEM LIVRES. OS REBENTOS DO NOVO CONCERTO. TINHAM UM MINISTÉRIO DE AUTO-SUSTENTAÇÃO DESCOMPROMISSADO COM O SISTEMA YAHUDIM (JUDAICO). O ÚNICO DISCÍPULO DE YAHUSHUA A GANHAR DINHEIRO DA “OBRA” (DO TEMPLO) FOI JUDAS ISCARIOTES. OS SACERDOTES PAGARAM-LHE TRINTA MOEDAS PARA TRAIR YAHUSHUA. COINCIDÊNCIA OU NÃO, ELE ERA TAMBÉM UM GRANDE LADRÃO!

ROUBARÁ O HOMEM A YAH HOJE? NÃO NOS DÍZIMOS! COM CERTEZA, NÃO!

DÍZIMO QUE NÃO É DÍZIMO! PODE?

NÃO PODE HAVER MAIOR EQUÍVOCO DO QUE PRESENCIAR, NESSAS DENOMINAÇÕES, PESSOAS SINCERAS COLOCAREM UMA CERTA QUANTIDADE DE DINHEIRO DENTRO DE UM ENVELOPE, VALOR CORRESPONDENTE A 10% DE SEUS GANHOS E SAÍREM SATISFEITAS ACHANDO QUE DERAM DÍZIMOS A YAH. ELAS PRECISAM APRENDER O QUE SIGNIFICA O DÍZIMO, AO QUAL AS ESCRITURAS SE REFEREM.

DÍZIMO, NAS ESCRITURAS, NUNCA ESTÁ RELACIONADO A DINHEIRO. NUNCA. NUNCA. DÍZIMO SEMPRE ESTÁ RELACIONADO A COMIDA, ALIMENTOS, PRODUÇÃO AGRO-PECUÁRIA (VERDURAS, LEGUMES, ANIMAIS).

NÃO QUE NÃO HOUVESSE DINHEIRO NAQUELA ÉPOCA. ALGUMAS TAXAS PARA O TEMPLO SÓ ERAM ACEITAS EM FORMA DE DINHEIRO (ÊXODO 30:14-16 E 38:24-31). O DINHEIRO ERA UTILIZADO PARA COMPRAR SEPULTURAS (GÊNESIS 23:15-16). O DINHEIRO ERA USADO PARA COMPRAR BOIS PARA SEREM OFERECIDOS EM SACRIFÍCIOS. (II SAMUEL 24:24). ERA UTILIZADO PARA PAGAR TRIBUTOS VASSALOS. (II REIS 23:33,35). ERA UTILIZADO PARA COMPRAR IMÓVEIS (JEREMIAS 32:9-11). PARA PAGAR SALÁRIOS (II REIS 22:4-7). PARA FAZER CÂMBIOS (MARCOS 11:15.17). O PRÓPRIO YAHUSHUA FOI VENDIDO POR DINHEIRO (30 MOEDAS DE PRATA).

ENTRETANTO, YAH ESTABELECEU QUE SOMENTE AS PESSOAS LIGADAS À PRODUÇÃO AGRO-PECUÁRIA DEVERIAM TRAZER DÍZIMOS. NEM TODOS TRABALHAVAM PLANTANDO OU CRIANDO GADO. AS ESCRITURAS FALAM DE VÁRIAS OUTRAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS NÃO LIGADAS A AGRO-PECUÁRIA:

ARTESÃOS (EXÔDO 31:3-5; 35:31-35; II REIS 16:10);

PADEIROS (GÊNESIS 40:1-2; JEREMIAS 37:21; OSÉIAS 7.4);

CARPINTEIROS (II SAMUEL 5:11; II REIS 12:11; II CRÔNICAS 24:12; ESDRAS 3:7; ISAÍAS 44.13; MATEUS 13:55;

COZINHEIROS (I SAMUEL 8:13; 9:23-24).

GUARDAS (II REIS 22:4; 25:18; I CRÔNICAS 15:23-24; JEREMIAS 35:4);

PESCADORES (ISAÍAS 19:8, JEREMIAS 16:16; EZEQUIEL 47:10; MATEUS 4:18: 13:48; LUCAS 5:2)

MESTRES-DE-OBRA (RUTE 2:5-6; I REIS 5:16; II CRÔNICAS 2:2,18; MATEUS 20:8)

OURIVES (NEEMIAS 3:8, 31-32; ISAÍAS 40:19; 41:7; JEREMIAS 10;9

CAÇADORES (GÊNESIS 10:9; 25:27; JEREMIAS 16:16)

MERCADORES (GÊNESIS 23:16; 37:28; I REIS 10:15; NEEMIAS 13:20; MATEUS 13:45)

MÚSICOS (I REIS 10:12; I CRÔNICAS 6:33; 9:33; II CRÔNICAS 5:12)

ALFAIATES (ÊXODO 28:3; 35:25-26; II REIS 23:7; PROVERBIOS 31:19; ATOS 9:39)

COLETORES DE IMPOSTOS (DANIEL 11:20; MATEUS 10:3; LUCAS 5:27).

ESTES TRABALHADORES NÃO PAGAVAM DÍZIMOS. UMA VEZ QUE OS DÍZIMOS ERAM OFERECIDOS SOMENTE EM FORMA DE GRÃOS, OVELHAS, GADO, VOCÊ CONSEGUE IMAGINAR OS PROFISSIONAIS ACIMA COMPRANDO BOIS, VACAS E CEREAIS PARA PARTICIPAR DAS ENTREGAS DOS DÍZIMOS? ONDE ESTÁ DIZENDO, NAS ESCRITURAS, QUE ELES PROCEDIAM ASSIM? SE ELES NÃO PRODUZIAM ESTE TIPO DE RIQUEZA NÃO SERIA UMA INCOERÊNCIA EXIGIR DELES DÍZIMOS DE COISAS QUE NÃO ERAM LEGITIMAMENTE FRUTOS DE SUAS OCUPAÇÕES? NÃO HÁ NENHUMA CITAÇÃO BÍBLICA DE QUE OS FRUTOS DO TRABALHO PODIAM SER CAMBIADOS OU COMPENSADOS POR OVELHAS OU GRÃOS A FIM DE SE CUMPRIR O PROCEDIMENTO DOS DÍZIMOS.

É CERTO QUE NEM SEMPRE AS PESSOAS ERAM PAGAS COM DINHEIRO. JACÓ TRABALHOU 14 ANOS PARA LABÃO E RECEBEU DUAS ESPOSAS COMO PAGAMENTO. RECEBEU TAMBÉM OVELHAS E BODES MAIS TARDE. (GÊNESIS 29:15-30 E 30:32). MAS O ASSUNTO AQUI EM FOCO É MOSTRAR QUE ALGUNS PROFISSIONAIS RECEBIAM SEUS SALÁRIOS EM DINHEIRO COMO ACONTECE HOJE. EM II REIS 22:4-7 VEMOS OS REPARADORES DO TEMPLO RECEBENDO SEUS SALÁRIOS EM DINHEIRO. QUEM ERAM OS REPARADORES DO TEMPLO? CARPINTEIROS, CONSTRUTORES, ARTESÃOS, PINTORES.

EM I SAMUEL 13:19-21 TEMOS FERREIROS GANHANDO SEUS HONORÁRIOS TAMBÉM EM FORMA DE DINHEIRO. ISTO MOSTRA QUE ESTA PRÁTICA ERA CONHECIDA E UTILIZADA.

E O QUE DIZER DAS PARÁBOLAS DE MATEUS 20:1-2 E LUCAS 10:34-35 QUANDO YAHUSHUA CITA TRABALHADORES RECEBENDO SEUS SALÁRIOS NUMA ÉPOCA EM QUE OS FARISEUS CONTINUAVAM A DIZIMAR O ENDRO E O COMINHO (ALIMENTOS, POR SINAL)?

É CERTO, ENTÃO, AFIRMAR QUE A SOCIEDADE MUDOU? É CORRETO AFIRMAR QUE, NOS TEMPOS BÍBLICOS, TODAS AS PESSOAS TINHAM OVELHAS, BOIS E GRÃOS PARA DAR A YAH E QUE HOJE EM DIA NOSSO DINHEIRO FAZ ESTA CORRELAÇÃO? CLARO QUE NÃO! (MUITOS TRABALHADORES RECEBIAM EM DINHEIRO, MAS ELES NÃO DAVAM O DÍZIMO PORQUE ESTA LEI NÃO ERA PARA ELES).

DINHEIRO JÁ EXISTIA DESDE O TEMPO DE AVRAHAM (ABRAÃO). SALÁRIO, COMÉRCIO, NEGÓCIOS SEMPRE EXISTIRAM. NOS TEMPOS ANTIGOS HAVIAM VARIADAS PROFISSÕES E OCUPAÇÕES COMO HOJE. SE O DÍZIMO TIVESSE SIDO ESTABELECIDO SOB A FORMA DE DINHEIRO, NINGUÉM TERIA DIFICULDADE DE ADORAR A YAH DESTA FORMA. MAS NÃO FOI ASSIM QUE YAH QUIS. DÍZIMO, NAS ESCRITRAS, É SINÔNIMO DE ALIMENTO.

OFERTAS PODIAM SER TRAZIDAS EM FORMA DE DINHEIRO (II REIS 22:4-7) MAS, QUANDO O ASSUNTO ERA DÍZIMO, SOMENTE OVELHAS, BOIS, GRÃOS… ENFIM, SOMENTE COMIDA. DINHEIRO NUNCA!

POR ESTE MOTIVO, EM NOS NOSSOS DIAS, DÍZIMO NÃO É DÍZIMO. SEU DINHEIRO ENTREGUE NAQUELE ENVELOPE NÃO É, E NUNCA SERÁ UM DÍZIMO À LUZ DAS ESCRITURAS SAGRADAS. FOI YAH QUEM, SOBERANAMENTE, ESTABELECEU O QUE É DÍZIMO E O HOMEM NÃO PODE MUDAR.

LEVÍTICO 27:30-32 – “TODOS OS DÍZIMOS DO CAMPO, DA SEMENTE DO CAMPO, DO FRUTO DAS ÁRVORES, SÃO DE YAHUH, SÃO SANTOS A YAHUH. NO TOCANTE A TODOS OS DÍZIMOS DE VACAS E OVELHAS, DE TUDO QUE PASSAR POR DEBAIXO DA VARA DO PASTOR, O DÍZIMO (O DÉCIMO) SERÁ SANTO A YAHUH. NÃO ESQUADRINHARÁ ENTRE O BOM E O RUIM, NEM O SUBSTITUIRÁ. SE DE ALGUM MODO O SUBSTITUIR, AMBOS SERÃO SANTOS, E NÃO PODEM SER RESGATADOS”.

CURIOSAMENTE, O DIZIMISTA NÃO TINHA QUE SEPARAR O PRIMEIRO PARA YAH, MAS O DÉCIMO, O ÚLTIMO. OS ANIMAIS IAM PASSANDO POR DEBAIXO DA VARA DO PASTOR. O DÍZIMO OU O DÉCIMO ERA SEPARADO E ENTREGUE A YAH. QUEM TIVESSE NOVE OVELHAS ESTAVA AUTOMATICAMENTE ISENTO DO DÍZIMO. ACONTECE ASSIM HOJE? QUANTAS MODIFICAÇÕES IMPLANTADAS PELOS HOMENS!

OS DÍZIMOS DEVIAM SER COMIDOS PELOS DIZIMISTAS

POR QUE ERAM OS DÍZIMOS ACEITOS SOMENTE EM FORMA DE ANIMAIS E GRÃOS? MUITO SIMPLES! VEJAMOS OS TEXTOS ABAIXO:

DEUTERONÔMIO 14:22-29 – “CERTAMENTE DARÁS OS DÍZIMOS DE TODO O FRUTO DAS TUAS SEMENTES, QUE CADA ANO SE RECOLHER NO CAMPO. PERANTE A YAHUH, TEU ALUHAIM, NO LUGAR QUE ELE ESCOLHER PARA ALI FAZER HABITAR O SEU NOME, COMEREIS OS DÍZIMOS DO TEU CEREAL, DO TEU VINHO E DO TEU AZEITE, E OS PRIMOGÊNITOS DAS TUAS VACAS E DAS TUAS OVELHAS, PARA QUE APRENDAS A TEMER A YAHUH, TEU ALUHAIM TODOS OS DIAS. MAS SE O CAMINHO FOR LONGO DEMAIS, DE MODO QUE NÃO OS POSSAS LEVAR, POR ESTAR LONGE DE TI O LUGAR QUE YAHUH TEU ALUHAIM ESCOLHER PARA ALI PÔR O SEU NOME, QUANDO YAHUH TEU ALUHAIM TE TIVER ABENÇOADO, ENTÃO VENDE-OS E LEVA O DINHEIRO NA TUA MÃO E VAI AO LUGAR QUE YAHUH TEU ALUHAIM ESCOLHER. COM ESSE DINHEIRO COMPRARÁS TUDO O QUE DESEJA A TUA ALMA, POR VACAS, OU OVELHAS, OU VINHO, OU BEBIDA FORTE, OU QUALQUER OUTRA COISA QUE TE PEDIR A TUA ALMA. COME-O ALI PERANTE A YAHUH TEU ALUHAIM, E ALEGRA-TE TU E A TUA FAMILIA”.

DEUTERONÔMIO 12:6,7,11 – “TRAREIS A ESTE LUGAR OS VOSSOS HOLOCAUSTOS E OS VOSSOS SACRIFÍCIOS, OS VOSSOS DÍZIMOS E AS VOSSAS OFERTAS ESPECIAIS, OS VOSSOS VOTOS E AS VOSSAS OFERTAS VOLUNTÁRIAS, E OS PRIMOGÊNITOS DAS VOSSAS VACAS E DAS VOSSAS OVELHAS. ALI COMEREIS NA PRESENÇA DE YAHUH VOSSO ALUHAIM E VOS ALEGRAREIS COM AS VOSSAS FAMILIAS POR TODO O BEM QUE VOS ABENÇOAR YAHUH VOSSO ALUHAIM. ENTÃO, AO LUGAR QUE ESCOLHER YAHUH VOSSO ALUHAIM… PARA ALI TRAREIS…. VOSSOS DÍZIMOS”.

OS DÍZIMOS DEVIAM SER COMIDOS PELOS DIZIMISTAS NA PRESENÇA DE YAH, NO LOCAL QUE ELE ORDENASSE. NO DESESPERO PARA EXPLICAR ESTE E OUTROS TEXTOS ONDE YAH MANDA O PRÓPRIO DIZIMISTA CONSUMIR SEUS DÍZIMOS, ALGUNS TEÓLOGOS, TOMANDO POR BASE ESCRITOS DA TRADIÇÃO YAHUDIM (JUDAICA), AFIRMAM QUE OS YAHUDIM (JUDEUS) PAGAVAM TRÊS TIPOS DE DÍZIMOS. ESTA TESE É MUITO DIFÍCIL DE SE SUSTENTAR, POIS AS ESCRITURAS NÃO DECLARAM ISTO.

ESTES ESTUDIOSOS DIZEM QUE OS YAHUDIM (JUDEUS) DAVAM UM DÍZIMO PARA SUSTENTAR AS FESTAS CERIMONIAIS, UM OUTRO DÍZIMO PARA SUSTENTAR OS LEVITAS E UM OUTRO DÍZIMO TRIENAL PARA SUSTENTAR ÓRFÃOS, VIÚVAS E OS POBRES EM GERAL. 23,33% NO TOTAL (*).

OBS. (*) – COMO CALCULAR O PERCENTUAL DE 23,33%?

NO PRIMEIRO ANO 10% PARA OS SACERDOTES + 10% PARA SEREM CONSUMIDOS PELOS DIZIMISTAS. NO SEGUNDO ANO 10% PARA OS SACERDOTES + 10% PARA SEREM CONSUMIDOS PELOS DIZIMISTAS. NO TERCEIRO 10% PARA OS SACERDOTES + 10% PARA SEREM CONSUMIDOS PELOS DIZIMISTAS + 10% PARA OS NECESSITADOS. (O DÍZIMO DESTINADO AOS ÓRFÃOS E VIÚVAS ERA TRIENAL). TOMANDO O DÍZIMO PAGO A CADA TRÊS ANOS E DIVIDINDO-O POR TRÊS, CHEGAREMOS A 3,33% ANUAIS. DESTA FORMA EM TERMOS ANUAIS UM ISRAELITA DARIA 10% + 10% + 3,33% = 23,33%. 23,33 DE DÍZIMO POR ANO!

UMA MATEMÁTICA TENDENCIOSA, POIS DÍZIMO, COMO O PRÓPRIO TERMO INDICA, É 10% E NÃO 23,33%!

POR QUE, OS QUE FAZEM ESTA AFIRMAÇÃO, NÃO COBRAM TAMBÉM TRÊS DÍZIMOS DOS SEUS FIÉIS HOJE? ELES TÊM RESPALDO BÍBLICO PARA ISSO! A VERDADE É QUE OS DÍZIMOS NO VELHO TESTAMENTO NÃO TINHAM APENAS A FUNÇÃO DE SUSTENTAR O CLERO MAS TAMBÉM CONTRIBUÍA PARA UM MAIOR EQUILÍBRIO SOCIAL. OS DÍZIMOS ENTREGUES NAS DENOMINAÇÕES CRISTÃS HOJE ESTÃO ANOS-LUZ DO IDEAL BÍBLICO, SENDO PORTANTO ESPÚRIO. UM VERDADEIRO ESTELIONATO SOBRE A FÉ ALHEIA.

O QUE OS TEXTOS DE LEVÍTICO E DEUTONÔMIO AFIRMAM CLARAMENTE:

1) QUE O DÍZIMO DEVERIA SER CALCULADO SOBRE O FRUTO DAS SEMENTES, CEREAL, VINHO, AZEITE, VACAS E OVELHAS.

2) QUE O DIZIMISTA DEVERIA COMER SEUS DÍZIMOS NO LUGAR EM QUE YAH INDICASSE.

3) QUE O DIZIMISTA PODERIA VENDER O DÍZIMO E COM O DINHEIRO APURADO COMPRAR O QUE DESEJASSE COMER E BEBER A SUA ALMA. MAS, NADA DE LEVAR DINHEIRO À PRESENÇA DE YAH! SE ALGUÉM NÃO PUDESSE TRANSPORTAR OS DÍZIMOS EM FORMA DE ALIMENTOS, BOIS E VACAS, DEVERIA VENDÊ-LO E, COM O DINHEIRO APURADO, COMPRAR OUTRAS COISAS PARA COMER, BEBER E SE ALEGRAR.

4) QUE O DÉCIMO ANIMAL (NÃO O PRIMEIRO) DEVERIA SER SEPARADO PARA YAH.

ALGUNS TEÓLOGOS HOJE, TOMANDO O TEXTO DE PROVÉRBIOS 3:9, TENTAM INCUTIR NA MENTE DO POVO QUE DEVEMOS DAR PRIMEIRO PARA YAH. MAS, O TERMO “PRIMÍCIAS” ESTÁ LIGADO A QUALIDADE E NÃO A SEQÜÊNCIA QUANTITATIVA. TANTO É VERDADE QUE A BIBLIA, NA LINGUAGEM DE HOJE, TRADUZIU ESTE TEXTO ASSIM: “ADORE A YAHUH, OFERECENDO-LHE O QUE A SUA TERRA PRODUZ DE MELHOR.”

5) QUE DEVERIAM DAR O DÍZIMO “QUANDO YAHUH TEU ALUHAIM TE TIVER ABENÇOADO”. DÍZIMO, NAS ESCRITURAS, SEMPRE APARECE NUMA ESCALA CRESCENTE. DE LUCROS, DE GANHOS, DE BÊNÇÃOS, DE AUMENTO DE RENDA. NUNCA NUM AMBIENTE DECRESCENTE, DE PREJUÍZOS, DE RECESSÃO, DE POUCO DINHEIRO. “TODO O BEM QUE VOS ABENÇOAR YAHUH VOSSO ALUHAIM.”QUANDO YAHUH TEU ALUHAIM TE TIVER ABENÇOADO”. QUANDO UM ISRAELITA ERA ABENÇOADO, SOMENTE NESTA SITUAÇÃO, DEVERIA ELE TRAZER DÍZIMOS A YAH. AVRAHAM (ABRAÃO) TAMBÉM DEU DÍZIMOS SOBRE UM AUMENTO DE RENDAS. JACÓ FEZ UM VOTO A YAH SOB A MESMA BASE. SE FOSSE ABENÇOADO, PAGARIA DÍZIMOS.

6) QUE ERA DIZIMÁVEL O AUMENTO DE RENDA DAS BENÇÃOS ADVINDAS DA AGRO-PECUÁRIA. NENHUM TEXTO DIZ QUE LUCROS SOBRE OUTRAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DEVERIAM SER DIZIMADAS.

7) DÍZIMOS PODERIAM SER UTILIZADOS PARA FAZER CARIDADE. (DEUT. 14:28-29).

OBSERVE O PRÓPRIO YAH CONDENANDO A PRÁTICA DO DÍZIMO. EM II SAMUEL 8:17 ELE AVISA AO POVO DE ISRAEL, ATRAVÉS DO PROFETA SAMUEL, QUE A ESCOLHA DE MUDAR O SISTEMA DE GOVERNO PARA MONARQUIA LEVARIA O NOVO REI A COBRAR O DÍZIMO SOBRE O REBANHO, COMO FAZIAM OS REIS PAGÃOS.

O TEXTO APRESENTA O ASSUNTO DO DÍZIMO NUM CONTEXTO PEJORATIVO JUNTO COM OUTRAS PRÁTICAS CONDENÁVEIS: “TOMARÁ AS VOSSAS FILHAS” (VERSO 13). “TOMARÁ O MELHOR DAS VOSSAS TERRAS” (VERSO 14) “AS VOSSAS SEMENTES E AS VOSSAS VINHAS DIZIMARÁ, PARA DAR AOS SEUS OFICIAIS E AOS SEUS SERVOS” (VERSO 16). DIZIMARÁ O VOSSO REBANHO” (VERSO 17). O DÍZIMO CRIADO PELO HOMEM É FALSO. AQUI ESTÁ CONDENADO O ATO DE COERÇÃO; DA OBRIGATORIEDADE DO DÍZIMO; DA TAXA DIZIMAL.

AS ESCRITURAS FALAM DE UM SÓ DÍZIMO. O PENTATEUCO NÃO CITA “PRIMEIRO DÍZIMO”, “SEGUNDO DÍZIMO”, “TERCEIRO DÍZIMO”. FALA DE TRÊS DESTINOS (PARA UM MESMO DÍZIMO). TRÊS APLICAÇÕES (PARA UM ÚNICO DÍZIMO). TRÊS USOS:

1) O DÍZIMO PODIA SER COMIDO PELO DIZIMISTA.

2) O DÍZIMO DEVERIA SOCORRER ÓRFÃOS, VIÚVAS E NECESSITADOS.

3) O DÍZIMO DEVERIA SUSTENTAR OS LEVITAS.

OS DÍZIMOS DEVERIAM SUSTENTAR OS LEVITAS

EM NÚMEROS 18:23, 24, 31 LEMOS:

“MAS OS LEVITAS FARÃO O SERVIÇO DA TENDA DA CONGREGAÇÃO, E LEVARÃO SOBRE SI A SUA INIQUIDADE. ESTE SERÁ ESTATUTO PERPÉTUO PELAS VOSSAS GERAÇÕES. NO MEIO DOS FILHOS DE ISRAEL NENHUMA HERANÇA TERÃO. PORQUE OS DÍZIMOS DOS FILHOS DE ISRAEL, QUE OFERECEREM A YAHUH EM OFERTA ALÇADA, DEI-OS POR HERANÇA AOS LEVITAS, POIS EU LHES DISSE: NO MEIO DOS FILHOS DE ISRAEL NENHUMA HERANÇA TERÃO. VÓS E A VOSSA CASA O COMEREIS EM TODO O LUGAR, POIS É VOSSO GALARDÃO PELO VOSSO SERVIÇO NA TENDA DA CONGREGAÇÃO”.

A PRIMEIRA COISA A SE OBSERVAR NESTE TEXTO TÃO UTILIZADO PELOS TEÓLOGOS DIZIMISTAS HOJE, É QUE OS DÍZIMOS, DESTINADOS A SUSTENTAR OS LEVITAS, ERAM DADOS A YAH COMO OFERTA ALÇADA. PORQUE AS ESCRITURAS CONDENAM A COERÇÃO NOS DESTINOS DOS DÍZIMOS. (I SAMUEL 8:16 E 17; ISA 1:11-17; AMÓS 5:21-25; 8:10,11). NÃO HAVIA NENHUMA OBRIGATORIEDADE SISTEMÁTICA. AS ESCRITURAS NÃO AFIRMAM QUE O DESTINO DOS DÍZIMOS ERA EXCLUSIVAMENTE PARA O SUSTENTAR O CLERO.

UM SEGUNDO PASSO É NOTAR QUE ESTA ORDENANÇA DE NÚMEROS 18 FOI DADA NO DESERTO. QUANDO MOSHÉ (MOISÉS) COMEÇA A ESCREVER O QUE LEMOS EM DEUTERONÔMIO (QUE ALIÁS, SIGNIFICA A REPETIÇÃO DA LEI), ELE JÁ ESTÁ NO FINAL DOS SEUS 120 ANOS DE VIDA. ELE DIZ: “SÃO ESTES OS ESTATUTOS E JUÍZOS QUE CUIDAREIS DE CUMPRIR NA TERRA QUE YAHUH, O ALUHAIM DE VOSSOS PAIS, VOS DESTINOU COMO POSSESSÃO, TODOS OS DIAS QUE VIVERDES NA TERRA” (DEUT. 12:1).

(REPARE QUE A ORDEM ERA DAR O DÍZIMO ENQUANTO VIVESSEM NA TERRA DE ISRAEL, QUE FOI DADA A ELES COMO HERANÇA, MAS HOJE, NÃO ESTAMOS VIVENDO NESTA TERRA. OS GENTIOS TOMARAM POSSE DELA E OS ISRAELITAS, POR DESOBEDIÊNCIA A YAH, FORAM ENTREGUES NAS MÃOS DE SEUS INIMIGOS E LEVADOS, COMO ESCRAVOS, PARA TERRAS ESTRANGEIRAS. ELES ESTÃO EM CATIVEIRO ATÉ HOJE. O ÚNICO TEMPLO CONSTRUÍDO COM AUTORIZAÇÃO DE YAH, LUGAR INDICADO PARA ONDE O DÍZIMO DEVERIA SER LEVADO, O ÚNICO LUGAR ONDE O NOME DE YAHUH ESTÁ, FOI DESTRUÍDO E NÃO HÁ MAIS PARA ONDE LEVAR O DÍZIMO. PARA SABER MAIS SOBRE A VERDADEIRA IDENTIDADE DOS ISRAELITAS, COMO FORAM CASTIGADOS, ONDE ELES VIVEM HOJE E QUEM SÃO OS JUDEUS QUE OCUPAM A TERRA DE ISRAEL HOJE, ACESSE O SITE http://canaldescubra.wordpress.com/hebreu-israelita/)

DESTE PONTO EM DIANTE, APARECEM AS OUTRAS OPÇÕES DO USO DO DÍZIMO AUTORIZANDO O DIZIMISTA A COMER SEUS PRÓPRIOS DÍZIMOS OU DÁ-LOS AOS NECESSITADOS. (INTERESSANTE. NESTA ÉPOCA, OS LEVITAS, OS REPRESENTANTES DO CLERO, ESTAVAM EM IGUALDADE SOCIAL COM OS EXCLUÍDOS. OS ÓRFÃOS, AS VIÚVAS E OS POBRES. HAVIA UMA IDENTIFICAÇÃO DO CLERO COM AS PESSOAS HUMILDES. PERTENCIAM AO MESMO PADRÃO SOCIAL).

HAVIA UM SÓ DÍZIMO COM APLICAÇÕES DIVERSIFICADAS. NÃO ERAM DÍZIMOS ADICIONAIS. A TEORIA DOS TRÊS DÍZIMOS É INVENÇÃO DA TRADIÇÃO JUDAICA.

COM O PASSAR DO TEMPO, OS DÍZIMOS FORAM TOMANDO DESTINO EXCLUSIVO PARA OS LEVITAS. NO SEGUNDO TEMPLO, APÓS O CATIVEIRO, JÁ SE OBSERVA UMA INSTITUCIONALIZAÇÃO ACENTUADA CONFORME NARRADA EM NEEMIAS 10:38-39; 13:10-12.

APÓS O CATIVEIRO, NEEMIAS FAZ ALGUMA MODIFICAÇÕES. NÃO NOS PRINCÍPIOS DA LEI DE MOSHÉ (MOISÉS), MAS NA REGULAMENTAÇÃO DELA. TALVEZ, DEVIDO A SITUAÇÃO FINANCEIRA CAÓTICA DO PÓS-EXÍLIO, ELE REDUZ O VALOR DA TAXA DO TEMPLO QUE ERA DE MEIO SICLO (ÊXODO 30:12-16) PARA UM TERÇO DE SICLO (NEEMIAS 10:32,33). ELE IMPLEMENTA OUTRAS REGRAS NOVAS.

DEVE-SE LEVAR EM CONTA QUE NEEMIAS ERA UM RESTAURADOR. RECONSTRUTOR DE UMA SOCIEDADE CUJA RELIGIÃO FUNCIONAVA SOBRE PILARES CERIMONIAIS. O QUE ELE FAZ ENTÃO:

REDUZ A TAXA DO TEMPLO. (NEEMIAS 10:32,33)

ORGANIZA PARA QUE OS DÍZIMOS SEJAM TRAZIDOS AO TEMPLO (A CASA DO TESOURO) PARA SUSTENTAR OS LEVITAS (NEEMIAS 10:37) – (LEIA TODO O CAPÍTULO 10 SOBRE A “ALIANÇA DO POVO” – UM VERDADEIRO PACTO DE REFORMA DA SOCIEDADE ISRAELITA PÓS-EXÍLIO)

90% DA POPULAÇÃO MORAVA AGORA EM OUTRAS CIDADES, FORA DE JERUSALÉM. NEEMIAS PRECISAVA REGULAMENTAR O SUSTENTO DOS SACERDOTES LEVITAS QUE VIVERIAM NA CAPITAL.

OS ISRAELITAS CONTINUARIAM TRAZENDO SEUS DÍZIMOS EM FORMA DE ALIMENTOS. FRUTOS DAS SUAS COLHEITAS. NENHUM SISTEMA DE PAGAMENTO DE DÍZIMOS EM DINHEIRO FOI INSTITUÍDO PELO REFORMADOR. (NEEMIAS 10:35).

NEM TODOS OS LEVITAS ERAM SACERDOTES. ALGUNS ERAM:

PROFESSORES (DEUT. 24:8; 33:10; II CRON 35:3; NEEM. 8:7)

JUÍZES (DEUT 17:8-9; 21:5; 1CRON 23:4; 2CRON 19:8).

TRABALHADORES DA ÀREA DE SAÚDE (LEV 13:2; 14:2; LK 17:14).

CANTORES E MÚSICOS (1CRON 25:1-31; 2CRON 5:12; 34:12)

ESCRITORES E BIBLIOTECÁRIOS (1CRON 2:55; 2CHR 34:13)

ARQUITETOS E CONSTRUTORES (2CRON 34:8-13).

OS QUE DEFENDEM QUE O DÍZIMO DEVE SER DESTINADO APENAS PARA O SUSTENTO DOS PASTORES, OS LEVITAS MODERNOS, DEVERIAM INCLUIR NESTA LISTA OUTROS TRABALHADORES DA DENOMINAÇÃO: MÚSICOS, CANTORES, ZELADORES, CONSTRUTORES, DIRETORES DA ESCOLA SABATINA, ANCIÃOS.

NEM TODOS OS LEVITAS TRABALHAVAM NO TEMPLO. HAVIA ORGANIZAÇÃO DE TURNOS. O “PICO” DAS ATIVIDADES ACONTECIA EM ÉPOCA DE FESTAS. POR ISSO VEMOS AS INSTRUÇÕES DE SUSTENTO DO CLERO, EM NÚMEROS 18, QUANDO EM ATUAÇÃO NO TEMPLO E, EM DEUTERONÔMIO 14, PARA OS LEVITAS QUE ESTAVAM ESPALHADOS NAS CIDADES E QUE CONSUMIAM OS DÍZIMOS, JUNTAMENTE COM OS ÓRFÃOS E AS VIÚVAS.

NOSSOS DÍZIMOS, HOJE, NÃO TÊM NENHUMA CORRELAÇÃO COM O DÍZIMO DAS ESCRITURAS. NÃO TEMOS TEMPLO, NEM SACERDOTES, NEM LEVITAS. NÃO VIVEMOS NUMA SOCIEDADE TEOCRÁTICA. A LEI CERIMONIAL ACABOU. NÃO EXISTE MAIS A “CASA DO TESOURO”, DEPÓSITO CENTRAL PARA AQUELA QUANTIDADE ENORME DE ALIMENTOS E ANIMAIS.

QUANDO ALGUÉM PÕE, NUM ENVELOPE, 10% DE SEU SALÁRIO, À LUZ DAS ESCRITURAS, NÃO ESTÁ PAGANDO DÍZIMOS A YAH. DEVERÍAMOS CHAMAR AQUILO DE TAXA DENOMINACIONAL, OFERTA SISTEMÁTICA OU PACTO FINANCEIRO. MENSALIDADES, TALVEZ. INVENÇÃO DA TEOLOGIA MODERNA.

PEGAM TEXTOS DO VELHO TESTAMENTO E, ATRAVÉS DE UMA LAVAGEM CEREBRAL, CRIAM UMA BASE SUPERSTICIOSA. QUEM DÁ 10% DE SUA RENDA PARA A DENOMINAÇÃO SERÁ ABENÇOADO. QUEM NÃO O FIZER, FICARÁ SUJEITO ÀS MIL MALDIÇÕES QUE LHE AGUARDAM NA PRÓXIMA ESQUINA.

AVRAHAM NÃO ERA UM DIZIMISTA MODELO

MUITOS TOMAM AVRAHAM (ABRAÃO) COMO EXEMPLO DE FIEL DIZIMISTA PORQUE NÃO ESTÃO ATENTOS A VÁRIOS DETALHES:

A) AVRAHAM DEU O DÍZIMO DO EXCEDENTE QUE ELE TINHA CONQUISTADO NA GUERRA. (HEBREUS 7:4).

B) MUITAS DAS POSSES QUE ELE RECUPEROU PERTENCIAM A LÓ (GÊNESIS 14:16).

C) A MAIOR PARTE DOS DESPOJOS PERTENCIA AOS REIS DE SODOMA E GOMORRA (GÊNESIS 14:11)

D) NADA PERTENCIA A AVRAHAM, QUE SE RECUSOU A TOMAR QUALQUER COISA PARA SI. (VERSOS 21-24)

E) A LEI DOS DÍZIMOS (LEVÍTICOS 27:30-31) EXIGIA DÍZIMOS EM FORMA DE COISAS PRODUZIDAS PELA TERRA: GRÃOS, GADO. NENHUM TRECHO DAS ESCRITURAS SAGRADAS FALA PARA DIZIMAR DESPOJOS DE GUERRA.

F) APÓS A GUERRA, AVRAHAM FICOU COM O MESMO “PATRIMÔNIO” QUE POSSUÍA ANTES. NÃO HOUVE ACRÉSCIMO DE RENDA. (GÊNESIS 14:24). PORTANTO ELE DEU O DÍZIMO PERFAZENDO UM CAMINHO INVERSO DA ORIENTAÇÃO TEOLÓGICA APRESENTADA EM NOSSOS DIAS, QUE MANDA DIZIMAR RENDAS, GANHOS E LUCROS.

G) OS DESPOJOS DE GUERRA INCLUÍAM SEREM HUMANOS, ESCRAVOS CAPTURADOS DO EXÉRCITO INIMIGO. DEVERIAM AS NAÇÕES HOJE “DIZIMAR” OS PRISIONEIROS DE GUERRA?

H) PARA QUE O DÍZIMO DE AVRAHAM TENHA O MESMO SIGNIFICADO DOS DÍZIMOS COBRADOS HOJE PELAS IGREJAS CRISTÃS, ELE TERIA QUE TER FICADO COM OS OUTROS 90%. QUE DIZIMISTA É ESTE QUE DÁ 10% PARA O SUMO SACERDOTE E OS OUTROS 90% PARA UM REI PAGÃO, DESCONTANDO APENAS O CUSTO OPERACIONAL DA GUERRA?

I) YAHUSHUA NUNCA RECEBEU DÍZIMOS. SE MELQUISEDEQUE SIMBOLIZAVA O MESSIAS, POR QUE AS ESCRITURAS NÃO RELATAM CASOS DE PESSOAS DANDO DÍZIMOS A YAHUSHUA DURANTE SEU MINISTÉRIO AQUI NA TERRA? NÃO É ELE O SUMO SACERDOTE DA ORDEM DE MELQUISEDEQUE? COMO OUSAM OS LÍDERES RELIGIOSOS HOJE EXIGIR DÍZIMOS AOS SEUS FIÉIS NA QUALIDADE DE SACERDOTES SUCESSORES DE MELQUISEDEQUE, SE O NOSSO SUMO SACERDOTE NÃO FAZIA ASSIM?

J) AVRAHAM TOMAVA ANIMAIS E CORTAVA EM PEDAÇOS QUANDO FAZIA UM CONCERTO COM YAH. POR QUE OS LÍDERES HOJE NÃO MANDAM SEUS FIÉIS REPETIREM TAMBÉM ESTES RITUAIS EM SUAS DENOMINAÇÕES, JÁ QUE O EXEMPLO DE AVRAHAM DEVE SER SEGUIDO EM NOSSOS DIAS?

DESPOJOS DE GUERRA

DÍZIMO SOBRE DESPOJOS É ÚNICO NESTE CASO DE AVRAHAM. DOIS OUTROS EXEMPLOS SÃO APRESENTADOS NO ANTIGO TESTAMENTO. O PRIMEIRO EM ÊXODO 3:21-22; 11:2-3; 12:35-36, QUANDO OS ISRAELITAS ESPOLIARAM OS EGÍPCIOS POUCO ANTES DE SAÍREM PARA O DESERTO. ESTÁ BEM CLARO QUE ELES NÃO DERAM (TÃO POUCO PAGARAM) QUALQUER DÍZIMO.

INTERESSANTE NOTAR QUE O TEXTO JUSTIFICA ESTA ESPOLIAÇÃO AFIRMANDO QUE AQUILO ERA UMA COMPENSAÇÃO SALARIAL PELOS MUITOS ANOS DE TRABALHO ESCRAVO. ESTA MASSA DE SALÁRIOS ATRASADOS, ESTA INDENIZAÇÃO TRABALHISTA PAGA NA DESPEDIDA, DEVERIA SER, À LUZ DA TEOLOGIA MODERNA, 100% DIZIMÁVEL, ENTRETANTO, ISTO NÃO ACONTECE.

MAS, A SEU BOM TEMPO, MESES MAIS TARDE, PARTE DESTA FORTUNA É OFERECIDA LIBERALMENTE, DE TODO O CORAÇÃO, NÃO POR TRISTEZA OU POR NECESSIDADE, MAS COM PRAZER, EM FORMA DE OFERTAS VOLUNTÁRIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO. YAH AMA QUEM DÁ COM ALEGRIA! (VER ÊXODO 35:5,20,21; 36:3,5,6)

O SEGUNDO EXEMPLO TRAZ DETALHES SOBRE OS PROCEDIMENTOS DAS OFERTAS APLICADOS AOS DESPOJOS DE GUERRA. O TEXTO ENCONTRA-SE EM NÚMEROS 31. HOUVE UMA GUERRA COM OS MIDIANITAS. UM-QUINHENTOS AVOS DA METADE DOS DESPOJOS DESTINADA À CONGREGAÇÃO DEVERIA SER OFERECIDA COMO OFERTA A YAH (VERSO 27 E 28). UM-CINQUENTA AVOS DA OUTRA METADE DEVERIA SER OFERECIDA PELOS SOLDADOS AO SACERDOTE ELEAZAR (VERSO 29).

NENHUM SISTEMA DE DÍZIMO É APLICADO A ESTES DESPOJOS. E SABER QUE TODA AQUELA MATEMÁTICA DE DIVISÃO DE OFERTAS DOS DESPOJOS INCLUÍA BOIS, JUMENTOS, OVELHAS. (VERSOS 9, 26-31). EXATAMENTE AS MESMAS “UNIDADES MONETÁRIAS” UTILIZADAS NO CÁLCULO DO DÍZIMO DA ERA LEVÍTICA.

ASSIM, PODEMOS AFIRMAR QUE AVRAHAM DEU O DÍZIMO A MELQUISEDEQUE SEM ESTAR OBEDECENDO ALGUMA LEI QUE O OBRIGASSE A FAZÊ-LO. É MAIS FÁCIL AFIRMAR QUE ELE ESTAVA SEGUINDO UMA TRADIÇÃO DE SUA ÉPOCA. COSTUMES RELIGIOSOS DA CULTURA DE SEUS DIAS. ELE DEU O DÍZIMO SOBRE VALORES DE COISAS ROUBADAS. COISAS ROUBADAS, RECUPERADAS E DEVOLVIDAS AOS SEUS LEGÍTIMOS DONOS (GÊNESIS 14:21-23). DEU TAMBÉM O DÍZIMO SOBRE O SALÁRIO ALHEIO. SOBRE A PARTE QUE SE REFERIA AO PAGAMENTO DOS HOMENS QUE FORAM COM ELE PARA A GUERRA. OS TREZENTOS E DEZOITO VALENTES E SEUS AMIGOS ANER, ESCOL E MANRE. (GÊNESIS 14:24).

AQUELES QUE BUSCAM EM AVRAHAM UM EXEMPLO DE FIEL DIZIMISTA DEVERIAM EXPLICAR SUA PRÁTICA DE DAR O DÍZIMO; EXPLICAR O “PAGAMENTO” DE UM DÍZIMO FEITO A UM SUMO-SACERDOTE “GENTIO”.

QUEM ERAM OS SEUS SACERDOTES? COMO ERA COMPOSTO SEU CLERO? SERÁ QUE O EVANGELHO FOI PREGADO PRIMEIRAMENTE AOS JEBUSEUS, EM CONTRASTE AO QUE É AFIRMADO EM GÁLATAS 3:8

“ORA, TENDO A ESCRITURA PREVISTO QUE YAHUH HAVIA DE JUSTIFICAR PELA FÉ OS GENTIOS, ANUNCIOU PRIMEIRO O EVANGELHO A AVRAHAM, DIZENDO: EM TI SERÃO BENDITAS TODAS AS NAÇÕES”.

PARA AVRAHAM O PRINCÍPIO DE DAR DÍZIMOS NÃO LHE ERA ESTRANHO. TABLETES CUNEIFORMES COMPROVAM ESTA PRÁTICA ENTRE OS POVOS DA MESOPOTÂMIA. OS CALDEUS E OS BABILÔNICOS SUSTENTAVAM SEUS TEMPLOS, SEUS DEUSES COM DÍZIMOS. (VEJA W. VON SODEN, HE ANCIENT ORIENT, EERDMANS, 1994, PP. 188-198. TAMBÉM A. LEO OPPENHEIM, ANCIENT MESOPOTAMIA, UNIVERSITY OF CHICAGO, 1977, OO. 183.198 E W. EICHRODT, THEOLOGY OF HE OLD TESTAMENT, SCM, 1987, VOL. I, PP. 141-177 E HARRIS, ARCHER, WALTKE, THEOLOGICAL WORDBOOK OF THE OLD TESTAMENT, MOODY PRESS, 1980).

(OUTRO DETALHE QUE DEVEMOS LEVAR EM CONTA É QUE AS ESCRITURAS RELATAM QUE ERA COMUM PAGAR PEDÁGIO PARA PASSAR POR TERRAS ALHEIAS, ENTÃO, PODE-SE DIZER QUE AVRAHAM NÃO PAGOU DÍZIMO E SIM UM PEDÁGIO).

CONCLUÍMOS, ENTÃO, QUE AVRAHAM NÃO É UM EXEMPLO DE DIZIMISTA PARA NOSSOS DIAS. EM NENHUMA PARTE DAS ESCRITURAS ELE É APRESENTADO COMO UM DIZIMISTA SISTEMÁTICO, REGULAR. SUAS PRÁTICAS DE DÍZIMOS EM NADA SE PARECEM COM AS REQUERIDAS HOJE EM DIA PELOS PASTORES E LÍDERES CRISTÃOS. AVRAHAM DIZIMOU JUSTAMENTE RIQUEZAS QUE NÃO LHE PERTENCIAM. RIQUEZAS QUE ELE DEVOLVEU (90%) AOS SEUS LEGÍTIMOS DONOS. AVRAHAM ESTAVA SEGUINDO UM COSTUME DE SUA ÉPOCA. COSTUME DOS POVOS DA ANTIGUIDADE.

AVRAHAM DEU SEU DÍZIMO A UM SACERDOTE-REI CULTUADO PELOS FENÍCIOS E CANANEUS. EMBORA A IDENTIDADE E O SIGNIFICADO DE MELQUISEDEQUE NÃO SEJA ASSUNTO BEM CLARO, ELE ERA DOS JEBUSEUS. MAS, MELQUISEDEQUE REPRESENTAVA A YAHUSHUA. E ELE ABENÇOOU AVRAHAM E SUA PRÁTICA DIZIMISTA.

SE YAH ABENÇOOU O SISTEMA DE DÍZIMO DE AVRAHAM, COMO ALGUÉM OUSARIA MUDAR TODO O CONTEXTO E FAZER APLICAÇÕES DISTORCIDAS PARA SUSTENTAR UMA TEOLOGIA MODERNA DE ESPOLIAÇÃO A CRENTES SINCEROS. PESSOAS SIMPLES QUE SÃO INDUZIDAS A DAR 10% DE SUAS RENDAS A LÍDERES RELIGIOSOS COMPLETAMENTE DESASSEMELHADOS A MELQUISEDEQUE, O SACERDOTE DE YAH. O RECEBEDOR E ABENÇOADOR DO DÍZIMO ESPECIAL DE AVRAHAM?

ESTA É A HISTÓRIA DE UM ALUHAIM QUE AMA ÀQUELES QUE LHE DÃO OFERTAS VOLUNTÁRIAS. SEM IMPOSIÇÃO, SEM COAÇÃO, SEM AMEAÇAS DE MALDIÇÃO, SEM SUPERSTIÇÕES.

“DEPOIS DESTAS COISAS VEIO A PALAVRA DE YAHUH A AVRAHAM NUMA VISÃO, DIZENDO: NÃO TEMAS, ABRAÃO, EU SOU TEU ESCUDO; O TEU GALARDÃO SERÁ MUITO GRANDE.” (GÊNESIS 15:1).

E QUANTO A VOCÊ, AINDA TEME SER AMALDIÇOADO, CASO DECIDA PARAR DE SUSTENTAR UM CLERO FINANCISTA ÁVIDO POR RECEBER TAXAS E MENSALIDADES QUE ELES INSISTEM EM CHAMAR DE “DÍZIMOS”?

PENSE BEM! YAH É O SEU ESCUDO, E O SEU GALARDÃO SERÁ GRANDE. LIBERTE-SE HOJE DE TODAS ESTAS SUPERSTIÇÕES DENOMINACIONAIS E YAH TE FARÁ PARTE DE UMA GRANDE NAÇÃO!

O VOTO DE JACÓ

JACÓ DEVERIA SER CONSIDERADO POR AQUELES QUE DEFENDEM A DOUTRINA DO DÍZIMO UM DIZIMISTA EXEMPLAR. FILHO DE ISAQUE. NETO DE AVRAHAM. HERDEIRO DA PROMESSA. PATRIARCA ESCOLHIDO POR YAH PARA FUNDAR A NAÇÃO ISRAELITA. POR QUE, ENTÃO, QUASE NÃO SE OUVE PREGADORES CITANDO O EXEMPLO DE JACÓ QUANDO O ASSUNTO É DÍZIMO?

SIMPLESMENTE PORQUE JACÓ ESTRAGA A TEOLOGIA SISTEMÁTICA TENDENCIOSA DAQUELES QUE ESTÃO BUSCANDO PROVAR QUE A DOUTRINA DO DÍZIMO, CONFORME ENSINADA HOJE, TEM FUNDAMENTO BÍBLICO.

O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA INTERPRETAÇÃO BÍBLICA É QUE UMA DOUTRINA PARA SER VÁLIDA PRECISA OBEDECER A, PELO MENOS, DOIS PARÂMETROS SIMPLES:

A) NÃO SE PODE CRIAR UMA DOUTRINA EM CIMA DE UMA SÓ PASSAGEM BÍBLICA.

B) TODAS AS PASSAGENS SOBRE UM MESMO TEMA DOUTRINÁRIO TÊM QUE TER COERÊNCIA ENTRE SI.

DESTA FORMA, O DÍZIMO DE JACÓ TERIA DE ESTAR EM CONSONÂNCIA COM TODOS OS OUTROS TEXTOS BÍBLICOS QUE FALAM SOBRE DÍZIMO. SE O ASSUNTO É DÍZIMO, OS PRINCÍPIOS CONTIDOS NA HISTÓRIA DE JACÓ TÊM DE FAZER PARTE DA SISTEMATIZAÇÃO TEOLÓGICA GLOBAL DESTE ENSINO. MAS OS PRINCÍPIOS DIZIMISTAS CONTIDOS NA HISTÓRIA DE JACÓ NOS LEVAM A OUTRAS CONCLUSÕES:

1) “SE” – ESTA PEQUENA PALAVRA FAZ TODA A DIFERENÇA. JACÓ APARECE ORANDO A YAH. PARECE UM GRANDE DUVIDADOR. “YAHUH, SE EU FOR ABENÇOADO, SE EU TIVER COMIDA, ROUPAS, PROTEÇÃO, ENTÃO, PAGAREI DÍZIMOS”. OBSERVE QUE O ÔNUS DA PROVA ESTAVA COM YAH. SE YAH NÃO O ABENÇOASSE ELE NÃO DEVERIA PAGAR NENHUM DÍZIMO. “PRIMEIRO A BENÇÃO. DEPOIS MEU DÍZIMO!”. (GÊNESIS 28:20)

É ISSO QUE ENSINAM NAS DENOMINAÇÕES HOJE? CLARO QUE NÃO! NOS MANDAM, PRIMEIRAMENTE, PAGAR NOSSOS DÍZIMOS. DEPOIS VIRÃO AS BÊNÇÃOS. NUNCA SE FALA DO “SE” DE JACÓ. O DÍZIMO DE JACÓ ERA CONDICIONAL. NÃO A BENÇÃO. HOJE APRENDEMOS O OPOSTO. A BENÇÃO DE YAH É CONDICIONAL. QUEM PAGA O DÍZIMO A RECEBERÁ!

2) VOTO – “FEZ JACÓ UM VOTO” (GEN. 28:20). ORA, SE JACÓ FEZ UM VOTO, OBVIAMENTE ELE NÃO ERA UM DIZIMISTA, TÃO POUCO ISAQUE, TÃO POUCO AVRAHAM. SERÁ POSSÍVEL QUE JACÓ, CRIADO NO RIGOR DA RELIGIÃO PATRIARCAL, NÃO TERIA APRENDIDO DE SEU AVÔ E DE SEU PAI ESTA PRÁTICA, CASO ELA REALMENTE EXISTISSE? VOTO É VOTO. É PROPOR ALGO NOVO A YAH NA BUSCA DE UMA MELHOR EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL. IMAGINE UM FIEL CATÓLICO FAZENDO UM VOTO, UMA PROMESSA, A SANTA ANA. ELE SE LEVANTA PELA MANHÃ E DIZ: “MINHA QUERIDA SANTA ANA, SE TU ME DERES SAÚDE, PROMETO TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA ALMOÇAR E JANTAR”. ISTO É VOTO? COMO PODE ALGUÉM VOTAR ALGO QUE JÁ FAZ PARTE DE SUA ROTINA. JACÓ, NAQUELA IDADE, NUNCA HAVIA PAGO NENHUM DÍZIMO A YAH. RESOLVEU, ENTÃO, AUMENTAR SUA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA FAZENDO UM VOTO.

3) MÚLTIPLAS CONDIÇÕES AGREGADAS – HÁ UM TERCEIRO ASPECTO INTERESSANTE NESTE RELATO. JACÓ PROPÕE A YAH CINCO CONDIÇÕES AGREGADAS:

A) SE YAH FOR COMIGO – (PRESENÇA DE YAH). E

B) SE ME GUARDAR NESTA VIAGEM – (PROTEÇÃO). E

C) SE ME DER PÃO – (ALIMENTO). E

D) SE ME DER VESTES PARA VESTIR.- (ROUPAS). E

E) SE EU VOLTAR EM PAZ À CASA DE MEU PAI – (REALIZAÇÃO).

OBSERVE QUE AS CINCO CONDIÇÕES ESTÃO UNIDAS PELA PREPOSIÇÃO “E” (GEN. 28:20). SE YAH ATENDESSE QUATRO DOS CINCO ITENS DA LISTA DE REQUISIÇÕES, JACÓ ESTARIA AUTOMATICAMENTE LIVRE DE CUMPRIR O VOTO. ELE PROPÔS APROVAÇÃO + PROTEÇÃO + COMIDA + ROUPA + PAZ. TUDO JUNTO! SÓ CUMPRIRIA SEU VOTO SE RECEBESSE TODAS AS CINCO BÊNÇÃOS.

VOCÊ JÁ OUVIU ALGUÉM ENSINANDO: “IRMÃO, PAGUE SEU DÍZIMO A NOSSA IGREJA SOMENTE QUANDO VOCÊ ESTIVER COMPLETAMENTE FELIZ. QUANDO VOCÊ TIVER PAZ, SAÚDE, DINHEIRO, COMIDA FARTA E BOAS ROUPAS, ENTÃO, TRAGA SEU DÍZIMO AO YAH. SE LHE FALTAR ALGUM DESTES ITENS CONSIDERE-SE ISENTO DESTA OBRIGAÇÃO.” É ASSIM QUE NOS ENSINAM HOJE?

4) COPIAR RITUAIS – EM NENHUM TRECHO AS ESCRITURAS ORDENAM QUE OS CRENTES DO SÉCULO XXI COPIEM OU IMITEM VOTOS DA ERA PATRIARCAL. JACÓ RESOLVEU FAZER UM VOTO A YAH E PROMETEU-LHE PAGAR DÍZIMOS. E DAÍ? DEVEMOS TODOS NÓS HOJE FAZER O MESMO? QUE TAL, ENTÃO, COMEÇARMOS A PROCURAR UMA PEDRA, PÔ-LA COMO COLUNA E DECLARAR QUE ALI É A CASA DE YAH. (GEN 28:29). OU PROMETER SACRIFICAR NOSSAS FILHAS EM HOLOCAUSTO A YAH COMO FEZ JEFTÉ. (JUÍZES 11:30-40). OU DEIXAR UM DE NOSSOS FILHOS SEM CORTAR O CABELO, COMO FIZERAM OS PAIS DE SANSÃO (JUÍZES 13:3-5). OU ENTREGAR NOSSOS FILHINHOS MENORES DE TRÊS ANOS À IGREJA PARA ALI MORAREM PELO RESTO DE SUAS VIDAS, COMO FIZERAM ANA E ELCANA, PAIS DE SAMUEL (I SAMUEL 1:10-11).

OUTRAS PERGUNTAS INTERESSANTES:

1) SE JACÓ NÃO ERA OBRIGADO A PAGAR DÍZIMOS (ANTES DO VOTO) POR QUE OS CRISTÃOS TERIAM ESTA OBRIGAÇÃO HOJE?

2) SE AVRAHAM ERA UM FIEL DIZIMISTA, PORQUE NÃO PASSOU ESTE ENSINAMENTO PARA SEU NETO JACÓ? NA ERA PATRIARCAL NÃO ERA O ENSINO RELIGIOSO TRANSMITIDO DE PAI PARA FILHO, NETO, BISNETO, ETC.?

3) SE JACÓ FEZ UM VOTO SOBRE DÍZIMO, É SINAL QUE ESTE HÁBITO NÃO ERA REQUERIDO DELE ANTES, NÃO É MESMO? ENTÃO, POR QUE REQUERER DÍZIMOS DOS CRENTES HOJE?

4) A QUEM JACÓ PAGOU SEUS DÍZIMOS? COMO ELE CUMPRIU ESTE VOTO?

5) SE O DÍZIMO DE JACÓ FOI PAGO EM FORMA DE DINHEIRO, QUEM RECEBEU ESTA IMPORTÂNCIA?

OBVIAMENTE, JACÓ SEGUIU OS PRINCÍPIOS “BÍBLICOS” DE DÍZIMO. PAGOU SEU DÍZIMO EM FORMA DE ALIMENTO. CERTAMENTE ELE O COMEU EM RITUAIS LITÚRGICOS OU O DISTRIBUIU AOS POBRES E NECESSITADOS. NÃO PODE TER HAVIDO OUTRA FORMA PARA JACÓ CUMPRIR A PROMESSA. NOS SEUS DIAS AINDA NÃO HAVIA TEMPLO, SACERDOTES, LEVITAS. O MAIS RACIONAL É ACEITAR QUE JACÓ SEGUIU AS APLICAÇÕES DIZIMISTAS QUE ANOS MAIS TARDE SERIAM CONSOLIDADAS POR MOSHÉ (MOISÉS) EM DEUTERONÔMIO 14 E OUTROS TEXTOS JÁ MENCIONADOS.

O VOTO DE JACÓ É O VOTO DE JACÓ E NÃO SEU. ELE VOTOU PAGAR DÍZIMOS. DEVE TER CUMPRIDO. QUE TEMOS NÓS A VER COM O VOTO DE JACÓ? DEVEMOS DAR HOJE 10% DE NOSSOS SALÁRIOS À DENOMINAÇÃO, SÓ PORQUE JACÓ FEZ UM VOTO A YAH HÁ MAIS DE 3.500 ANOS ATRÁS?

PARE DE VIVER REPRIMIDO. EXPULSE O MEDO DE MUDAR. CHEGA DE VIVER AMARRADO ÀS SUPERSTIÇÕES HUMANAS. SIGA A FÉ E PERMITA QUE YAH LHE REVELE A VERDADE. FAÇA DAS ESCRITURAS, E SOMENTE AS ESCRITURAS, SEU LIVRO-GUIA. NÃO SE DEIXE ENVENENAR POR ARGUMENTOS MERAMENTE HUMANOS.

É PRECISO ACEITAR QUE HÁ UM INSTINTO SOBRENATURAL NO HOMEM QUE O FAZ BUSCAR A VERDADE. NÃO ADIANTA CERRAR OS OUVIDOS. SE O SEU ENTUSIASMO PELA CAUSA É INTENSO, FORTES SERÃO OS MOTIVOS PARA ABANDONAR AS FALSAS DOUTRINAS E ALCANÇAR A VERDADEIRA. VIVA A LIBERDADE EM YAHUSHUA. YAH APRECIA OS VOTOS. AS SUPERSTIÇÕES, COM CERTEZA, ELE AS ABOMINA. TODAS. TODAS!

Paulo Gomes do Nascimento, Formado em Teologia pelo IAE-SP.

RESUMINDO:

01) O DÍZIMO E TODAS AS ORDENANÇAS REFERENTES À LEI CERIMONIAL (SOMENTE A LEI CERIMONIAL E NÃO AS OUTRAS) FORAM CRAVADAS NO MADEIRO, COM O SACRIFÍCIO DE YAHUSHUA, PORTANTO, NÃO ESTÁ MAIS VALENDO.

02) DÍZIMO NÃO É E NUNCA FOI DINHEIRO E SIM ALIMENTO.

03) SOMENTE OS ISRAELITAS QUE TRABALHAVAM NA ÁREA AGRO-PECUÁRIA DAVAM DÍZIMO. QUEM EXERCE OUTRO TIPO DE FUNÇÃO É ISENTO.

04) DÍZIMO É O DÉCIMO E NÃO O PRIMEIRO. A CADA DEZ, O ÚLTIMO ERA DOADO PARA YAH. QUEM TIVESSE APENAS NOVE, NÃO DAVA DÍZIMO. PRIMÍCIA SE REFERE A QUALIDADE, NÃO SIGNIFICA O PRIMEIRO.

05) A BENÇÃO REFERENTE AO DÍZIMO É RELACIONADA A PLANTAÇÃO E NÃO A BENS MATERIAIS.

06) SÓ OS SACERDOTES LEVITAS TINHAM AUTORIZAÇÃO DE YAH PARA RECOLHER O DÍZIMO. NINGUÉM HOJE TEM AUTORIZAÇÃO PARA ISSO.

07) O DÍZIMO ERA PARA SER LEVADO AO TEMPLO DE YAH, QUE FOI DERRUBADO, PORTANTO, NÃO TEMOS ´QUE DAR DÍZIMO A NENHUMA DENOMINAÇÃO.

08) O DÍZIMO NÃO ERA SOMENTE PARA SUSTENTAR OS LEVITAS, MAS TAMBÉM PARA SUSTENTAR OS POBRES.

09) EM ALGUNS CASOS, O DÍZIMO DEVIA SER CONSUMIDO PELOS PRÓPRIOS DIZIMISTAS.

10) AVRAHAM NÃO ERA DIZIMISTA. ELE PAGOU PEDÁGIO PARA PASSAR PELAS TERRAS DE MELQUISEDEQUE E NÃO DEU NADA QUE ERA DELE E SIM OS DESPOJOS DE GUERRA, QUE PERTENCIAM A OUTROS.

11) SE TOMARMOS OS PATRIARCAS COMO EXEMPLO, SÓ DAREMOS O DÍZIMO DEPOIS DE SERMOS ABENÇOADOS EM TUDO QUANTO DESEJARMOS, POIS FOI ISSO QUE JACÓ FEZ.

12) DÍZIMO É DEZ, NÃO É 23, NEM 30%.

13) QUANDO NÃO PAGAMOS DÍZIMO ÀS DENOMINAÇÕES, NÃO ESTAMOS ROUBANDO A YAH. MALAQUIAS DIZ QUE LADRÕES SÃO OS LÍDERES RELIGIOSOS QUE RECOLHEM O DÍZIMO DOS FIÉIS E USAM EM BENEFÍCIO PRÓPRIO.

14) YAHUSHUA CHAMA OS ESCRIBAS E FARISEUS DE HIPÓCRITAS PORQUE ERAM DIZIMISTAS (LEI CERIMONIAL), MAS NÃO OBSERVAVAM OS PRECEITOS MAIS IMPORTANTES DA LEI. (MATEUS 23:23)

NÃO SE DEIXE ENGANAR PELO SISTEMA RELIGIOSO. TUDO O QUE ELES QUEREM, COM O DÍZIMO, É ROUBAR SEU DINHERO!

SHALOM!

GIZELI RIBEIRO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s